domingo, 22 de março de 2009

Coragem

Já falei sobre a coragem em outras oportunidades, mas acredito que nesse momento o tema esteja sendo mais necessário e mereça um texto só para ele.

Coragem... Numa interpretação mais imediata, a palavra coragem nos remete à figura de atitudes intrépidas, de homens que enfrentaram a morte no campo de batalha, de pessoas que desafiaram o perigo para salvar algo ou alguém. Ou então, coragem nos lembra os esportes radicais, as façanhas físicas de pessoas em busca de emoções intensas. Curioso notar que muitas vezes o conceito comum de coragem se misture com o conceito de imprudência. O que é coragem para uns, é imprudência e falta de bom senso para outros.


Coragem também nos lembra os santos e heróis, pessoas de espírito resoluto que enfrentaram as convenções do mundo com firmeza e deixaram um legado de excepcionalidade. Coragem nos lembra os grandes conquistadores, os mártires, os reformadores, os revolucionários. Che Guevara, Gandhi, Martin Luther King, Abraham Lincoln, Tiradentes, Joana d’Arc, Marco Pólo, Paulo de Tarso, Napoleão, Lutero, Karl Marx, Alexandre, O Grande, Simon Bolívar, Madre Tereza, entre outros.

Contudo, existe uma coragem que foge aos louros do reconhecimento, uma coragem que não consta nos livros de história e na tradição oral das civilizações. Uma coragem que não traz ao mundo grandes mudanças, não contraria as regras da sociedade e não repercute nos noticiários. Uma coragem anônima, cujos resultados vivem quase que exclusivamente dentro do coração de quem a possui. É dessa coragem que eu gostaria de falar aqui.

Viver nesse mundo não é tarefa fácil. Não só pelos desafios que a sociedade humana nos impõe, como a violência, a fome, a poluição, a desonestidade. Mas pelos desafios íntimos de cada dia, pelas tarefas que temos que desempenhar no nosso cotidiano, pelo exercício de nossa vontade.

Na vida adulta, muitas são as responsabilidades e deveres, que não se limitam à esfera material. Temos, pela consciência própria, um mundo de escolhas que nos pedem atitudes corajosas, porque estamos acostumados com o caminho mais fácil. Nosso histórico como seres humanos nos impulsiona naturalmente ao egoísmo, ao orgulho, à vaidade, à indiferença, ao abuso, à violência, à preguiça, à procrastinação, à vantagem pessoal, ao julgamento alheio, à promiscuidade, à ociosidade. Romper com esses padrões não é atitude simples, mesmo porque as nossas falhas em seguir a nossa consciência não são testemunhadas por ninguém. Nossos desvios podem sempre nos levar à auto-indulgência, afinal de contas, “ninguém é perfeito”.

É sempre preciso coragem.

Coragem para aceitar uma opinião alheia. Coragem para admitir os próprios erros. Coragem para fazer o que é certo. Coragem para admirar as virtudes dos outros. Coragem para pedir desculpas. Coragem para fazer o trabalho que nos cabe.

Coragem para amar os outros. Coragem para expressar amor. Coragem para seguir os impulsos do coração. Coragem para olhar nos olhos. Coragem para dar carinho. Coragem para receber carinho. Coragem para dizer que ama.


Coragem para amar a si mesmo. Coragem para aceitar aquilo que somos. Coragem para cuidar do próprio corpo. Coragem para aprender. Coragem para se fazer o que gosta. Coragem para ser feliz sem pensar na opinião alheia.

Coragem para começar um novo dia. Coragem para deixar o passado ir embora. Coragem para acreditar e construir um futuro melhor. Coragem para viver o presente.

Coragem para enfrentar a morte de alguém querido. Coragem para acreditar que a vida continua sempre. Coragem para enfrentar as doenças, os vícios e os infortúnios da sorte. Coragem para amar a vida, do jeito que a vida é.

Coragem para ser amigo. Coragem para confiar nos outros. Coragem para ser sincero. Coragem para dizer a verdade. Coragem para compreender. Coragem para aceitar o outro como o outro é. Coragem para não julgar.

Coragem para ser honesto. Coragem para dar o exemplo. Coragem para assumir o risco de errar. Coragem para assumir o risco de acertar. Coragem para assumir o risco de viver.

Coragem para acreditar que existe um Pai que nos ama.

Coragem, coragem, coragem.

Desejo a todos vocês que a coragem seja uma companheira em suas vidas.
Desejo que, por mais minguada que esteja a esperança, vocês acreditem que o amanhã há de ser melhor.
Desejo que vocês possam viver cada dia com a alegria que lhes é merecida.

Nada como um dia depois do outro.

domingo, 1 de março de 2009

Sonhar

Uma conversa alguns dias atrás motivou esse post. Adoro viajar. Para mim, há uma magia enorme em lugares onde a natureza é bela. Quando visito um lugar desses que ainda não conheço, parece que as memórias, conforme são produzidas, ficam impregnadas pela energia positiva da experiência. Toda vez que eu toco nessas memórias, a sensação de estar naquele lugar bonito revive.

Não estou numa fase propícia a viagens, por uma série de fatores, mas nem por isso deixo de querer viajar. Ao contrário, a viagem passa e ser o sonho próximo, o desafio que me faz desejá-la ainda mais.

Eu conversava sobre uma viagem com uma pessoa que, assim como eu, não se encontra numa fase propícia a viagens. Achou graça, até, na idéia de viajar agora: “Querer eu quero, poder é outra coisa” disse. Concordo em grande parte, como usualmente se concorda com uma colocação sensata e ponderada. Mas existe algo mais do que a ponderação no coração humano.
“Que tal sonhar?” perguntei. E na sequência, eu disse uma frase que me fez pensar:

“Quem diz o que a gente pode ou não pode é o tamanho dos nossos sonhos”.

Obviamente que o outro lado achou “mais ou menos” a minha frase, com certa razão. Mas eis aí a essência dessa história toda: que é a razão, sem o sonho? É uma ferramenta subutilizada, um caminho sem direção. A gente vive escravo da razão, como se ela nos bastasse para determinar a nossa vida. Que engano!

Existe dentro do ser humano uma força inexplicável, capaz de feitos que a própria razão tem dificuldade de explicar. O sonho é uma das coisas que desperta essa força. O desejo de algo novo, um desafio, uma coisa boa a se alcançar, é um impulso capaz de organizar os nossos recursos de uma maneira impressionante, muitas vezes intuitiva. Corpo, razão, coração e espírito caminhando juntos! Por si só, atingir um objetivo com essa composição de forças já seria muito mais eficiente do que se movimentar somente por meio de uma razão bem preparada. Além disso, existe um “algo mais”, uma magia única que acompanha a arte de sonhar, nos levando a horizontes mais dilatados da nossa existência.

Sonhar é o que nos dá direção, o que nos abre as portas fechadas pelo nosso senso das possibilidades. Sonhar é o que abre caminho para tranformar o que nos afigura como impossível. Algum dia, em algum tempo, o homem ousou sonhar em voar, em ir a Lua, em curar doenças, em construir máquinas. Coisas que foram consideradas impossíveis pelos “donos do saber” e seus idealizadores foram por isso perseguidos e rotulados pejorativamente de sonhadores.

Do grande ao pequeno, é o sonhar que move o homem. Por isso, não importa o que as circunstâncias estejam lhe dizendo. Quanto maiores os nossos sonhos, quanto maior for o nosso desejo e o nosso comprometimento com uma idéia, maior a possibilidade deles acontecerem porque o nosso espírito vai estar vendo além das barreiras, além das nossas limitações. Essa visão ampliada é o que melhor seleciona os nossos próprios recursos e forças para se atingir o objetivo.

Por isso, ouse SONHAR, SEMPRE!


Para ilustrar, selecionei algumas citações que percorrem esse universo. As frases estão conforme original em inglês, mas você pode checar a tradução Tabajara logo abaixo.

1- “Hold fast to your dreams, for without them life is a broken winged bird that cannot fly.” Langston Hughes

2- “Whatever you can do, or dream you can, begin it. Boldness has genius, power, and magic in it.” unknown*

3- “You can choose to blame your circumstances on fate or bad luck or bad choices. Or you can fight back. Things aren't always going to be fair in the real world. That's just the way it is. But for the most part, you get what you give. Rest of your life is being shaped right now. With the dreams you chase… The choices you make....and the person you decide to be. The rest of your life is a long time. And the rest of your life starts right now.” unknown

*Frase atribuída a Goethe, mas sem comprovação.

Tradução Tabajara:
1- “Agarre-se a seus sonhos, pois, se eles morrerem, a vida será como um pássaro de asa quebrada, incapaz de voar."

2- “O que quer que você possa fazer, ou sonhar que pode, comece. Ousadia tem genialidade, poder e mágica em si mesma.”
3- “Você pode escolher colocar a culpa por sua situação no destino ou má sorte ou más escolhas. Ou você pode reagir. As coisas não serão sempre justas no mundo real. É assim que as coisas são. Mas para quase tudo, você recebe o que você dá. O restante da sua vida está sendo formado exatamente agora. Com os sonhos que você busca... as escolhas que você faz... a pessoa que você decide ser. O resto da sua vida é um tempo longo. E o resto da sua vida começa exatamente agora.”