segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Paradigma

É a nossa racionalidade - nosso intelecto, nosso sistema lógico, entre outros sinônimos - em ação pelo nosso cérebro, que costuma nos dar as diretrizes e nos fazer sentir seguros na vida.

É o saber que tem prioridade. Nosso ego, tão proeminente, sabe tudo. E se, por acaso, erra, encontra uma razão para isso. Que falácia tão bem construída a que nos acostumamos, que ilusão de poder! E o nosso coração? Assiste calado aos mandos e desmandos, procurando, como um cão, abanar o rabinho quando o papai racional aprova suas atitudes.

Será que vale a pena?

Na figura abaixo, o ponto A tem exatamente a mesma cor que o ponto B.

Você discorda? Reclame com o papai sabe tudo.

Essa ilusão de poder piora com a idade. Quanto mais velhos, mais domesticados, mais presos ao nosso próprio julgamento ficamos. O conformismo com a nossa auto-imagem aumenta.

"É... a casa que julgava perfeita tem suas falhas... tem vazamentos, buracos no telhado, fissuras nas paredes... Mas é uma boa casa, me abrigou quando precisei. Mudar? Para que?Está bem assim. Afinal, cachorro velho não aprende truques novos, diz o ditado. "

"Whether you think you can or whether you think you can't, you're right." Henry Ford

"Se você acha que pode ou se você acha que não pode, você está certo."

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, muito bom!
Sabe uma verdade sobre a verdade?
Ela é uma mentira no final das contas, relativa a quem acredita nela.
Durante a vida toda somos direta e indiretamente treinados a buscar razão onde em muitas vezes nem existe razão, mas é isso né cada qual busca a sua ideologia, mesmo que seja a mais equivocada aos olhos dos outros.
Ps: adorei a exemplificação!

Anônimo disse...

Olá Jone, vim agradecer imensamente a visita, o mais bacana mesmo é saber que alguém ainda lê as coisas que escrevemos, quando imaginamos que ninguém mais iria ver...

Adoro seus textos, post mais!

um restinho de semana iluminado, cheio de energia!

Bjokas